odalailima@gmail.com






terça-feira, 23 de março de 2010

Crónicas Agudas - «O Facebook»









para aumentar corpo de texto, faça ctrl +


Foi então que apareceu a Raposa:
Bom dia, disse a Raposa.
Bom dia, respondeu o Principezinho com delicadeza. Mas ao voltar-se não viu ninguém.
Raposa is away. Poke Raposa.
Estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
Quem és tu? disse o Principezinho. És bem bonita...
See Raposa's profile. Raposa has 24 photos.
Sou uma Raposa, disse a Raposa.
Anda brincar comigo, propôs-lhe o Principezinho. Estou tão triste...
Principezinho is sad. Principezinho wants to play Farmville.
Não posso brincar contigo, disse a Raposa. Ainda ninguém me cativou.
Send Raposa a big smiley.
Ah! perdão, disse o Principezinho.
Mas depois de ter reflectido, acrescentou:
Que significa cativar?
Ask your friends.
Tu não deves ser daqui, disse a Raposa. Que procuras?
Principezinho is looking for men. Send request.
Homem de negócios commented «Is he gay, or what? LOL»
Jibóia and  Chapéu and Elefante Branco liked Homem de negócios's comment.
— Procuro os homens, disse o Principezinho. Que significa «cativar»?
— Os homens, disse a Raposa, têm espingardas e caçam. É uma maçada! Também criam galinhas. É o único interesse que lhes acho. Andas à procura de galinhas?
Bêbado became fan of Homens de Negócios que Gostam de Galinhas.
— Não, disse o Principezinho. Ando à procura de amigos. Que significa «cativar»?
— É uma coisa de que toda a gente se esqueceu, disse a Raposa. Significa «criar laços...»
Criar laços?
Serpente do Sara sent you a ribbon.
Isso mesmo, disse a Raposa. Para mim, não passas, por enquanto, de um rapazinho em tudo igual a cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu não precisas de mim. Para ti, não passo de uma Raposa igual a cem mil Raposas. Mas, se me cativares, precisaremos um do outro. Serás para mim único no mundo. Serei única no mundo para ti...»
Change Raposa's profile.
Raposa wants to be Principezinho's friend. Send request. Accept. Ignore. Don't know this fox.
— Começo a compreender, disse o Principezinho. Existe uma flor... creio que ela me cativou.
Geógrafo sent Rei a flower. Rei wants to play Play Happy Pets.
— É possível, disse a Raposa. Vê-se de tudo à superfície da Terra...
Bêbado liked comment.
— Oh, não é na Terra, disse o Principezinho.
A Raposa mostrou-se muito intrigada.
— Noutro planeta?
— Sim.
— Há caçadores nesse tal planeta?
— Não.
— Isso tem muito interesse. E galinhas?
— Não.
— A perfeição não existe, suspirou a Raposa.
(...)
— Adeus, disse ele.
Principezinho wants to say goodbye to Raposa.
Send Raposa summer photo album.
Raposa liked album. Raposa wants to share album with Galinhas.
Passos Coelho wants to send photo album to everyone.
— Adeus, disse a Raposa. Vou dizer-te o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
Raposa sent you Dalai Lama's quote. Dalai Lama sent giant heart and gave you a big hug.
— O essencial é invisível para os olhos, repetiu o Principezinho, a fim de se recordar.
— Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
Jibóia sent bunch of roses to Elefante Branco group. Chapéu says Duuuhh!
— Foi o tempo que perdi com a minha rosa... repetiu o Principezinho, a fim de se recordar.
— Os homens esqueceram esta verdade. Mas tu não deves esquecê-la. Ficas para sempre responsável por aquele que cativaste. És responsável pela tua rosa.
— Sou responsável pela minha rosa, repetiu o Principezinho, a fim de se recordar.
E com isto, partiu para o quinto planeta, onde os dias duram um minuto, para viver em sossego, na companhia do acendedor de candeeiros. Levou consigo a ovelha, para a coisa não tomar matizes homo.